-
Arquitetos: Bourgeois / Lechasseur architects
- Área: 80 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Maxime Brouillet
Descrição enviada pela equipe de projeto. A metros de algumas das paisagens mais espetaculares de Québec, está um novo projeto de glamping (conceito que se refere a um estilo de acampamento que une "camping" com "glamour") incomum. Reflection é o trabalho de Bourgeois Lechasseur / arquitetos sediados em Québec, que desenvolveram uma abordagem altamente versátil para aluguel de temporada. Eles experimentaram primeiro as luxuosas cúpulas Charlevoix, seguidas pela ligeiramente nostálgica Cabin A. Reflection, seu último empreendimento, é um conjunto de duas cabines resolutamente contemporâneas no bosque.
As unidades idênticas foram construídas em um terreno plano próximo a uma das estações de esqui mais populares de Quebec, o Maciço Petite-Rivière-Saint-François. O desafio para os arquitetos era envolver os hóspedes em uma relação íntima com a natureza, ao invés de deslumbrá-los com as vistas das redondezas. A chave para o projeto foi o foco na criação de acomodações que quase desapareceriam entre as árvores.
A área de chegada e estacionamento compartilhada são acessíveis por meio de uma estrada não pavimentada, conectada a trilhas locais para caminhadas. Para garantir o máximo de privacidade aos hóspedes, as duas cabines minimalistas foram construídas lado a lado, a cinquenta metros uma da outra, uma voltada para o leste e a outra voltada para o oeste. Sua característica mais marcante é uma fachada totalmente envidraçada, tendo como pano de fundo a floresta. Ripas de madeira escurecidas cobriam as outras três fachadas, reforçando a sensação de imersão entre as árvores próximas.
As entradas, ao lado de cada cabana, parecem ter sido empurradas para dentro, interrompendo as fachadas quase totalmente contínuas. A mudança é típica dos arquitetos Bourgeois / Lechasseur, que claramente gostam de confundir as linhas entre exteriores e interiores. O revestimento de madeira escura usado no exterior parece percorrer o interior ao longo de todo o comprimento da área de estar, enquanto o teto de pinho transparente usado em todas as unidades é replicado no exterior. Projetada para até seis pessoas, cada cabine possui uma aconchegante sala de estar / jantar com lareira, bem como dois quartos fechados e um luxuoso banheiro. Os hóspedes também podem desfrutar do ambiente relaxante de um spa exterior.
Pré-fabricação. Neste último projeto, os arquitetos optaram por experimentar a pré-fabricação. Cada uma das unidades gêmeas consiste em dois módulos, pré-fabricados antes de serem enviados ao local para montagem. Embora o processo fosse relativamente simples, ele gerou desafios inesperados, entre eles uma variedade de conexões mecânicas entre os módulos. A coordenação meticulosa do local foi necessária durante a montagem final. No entanto, duas operações tiveram que ocorrer no local: o lançamento da laje de concreto e a instalação das longas paredes de vidro reflexivo.
Uma atenção considerável foi dada ao tratamento das fachadas dos espelhos em um esforço para evitar colisões de pássaros. A pesquisa orientada levou a um produto aprovado pela conhecida Audubon Society, bem como por várias outras associações de conservação de pássaros. Quase invisíveis ao olho humano, marcadores de janela foram cuidadosamente instalados do lado de fora dos painéis de vidro que revestem a área de estar.
Um desejo nostálgico pela natureza reside profundamente nas mentes de muitos canadenses, muitas vezes concebidas como cabanas de madeira rústicas escondidas na floresta. Os viajantes de hoje, no entanto, buscam conforto e poesia, algo que a Reflection também fornecerá conforme os hóspedes mergulham na floresta circundante.